Como tomar decisões difíceis nos negócios sem sofrer?

 em Dicas

Ser empreendedor não é tarefa simples. Isso porque, todos os dias, é necessário tomar decisões difíceis e lidar com as consequências. E para piorar: são nos momentos conturbados que muitos problemas aparecem, pois costumamos definir processos precipitadamente, o que pode comprometer os seus objetivos e metas traçadas.

Nessas horas, é indispensável ter conhecimentos suficientes para tomar decisões difíceis sem definir novos caminhos que estão sujeitos a arrependimento. Para te ajudar nessa missão, a Virtua Business Center separou algumas dicas para você passar por isso sem sofrimento. Veja:

Pare e pense

Nada de tomar decisões no calor dos acontecimentos. Agir por impulso pode até dar certo em alguns casos, mas a probabilidade de dar errado, quando se age sem base alguma, é muito maior. Lembre-se: certos erros podem custar muito caro. Então, pare e pense. Por mais tentadoras que elas sejam, evite as soluções definidas precocemente! Paciência é a chave para o sucesso.

Use dados reais

Não se baseie em suposições. O seu negócio precisa de dados reais para utilizar como base. Parta das suposições, mas procure informações relevantes para validação do caminho a ser percorrido. Analise a sua concorrência e veja como eles se posicionam em momentos similares. Você não está isolado do mercado!

Tenha percepção analítica

Antes de tomar uma decisão importante, procure visualizar o contexto, as suas implicações e, claro, o posicionamento estratégico da sua marca para não comprometer a estrutura do seu empreendimento. Depois de tomar conhecimento de todos esses itens, faça testes, guarde os resultados, analise os erros já cometidos e aprenda com eles… Só assim você saberá qual o melhor caminho a ser percorrido.

Ouça os seus colaboradores

Além de ser um dos papéis de um bom líder, ouvir a sua equipe é indispensável para ter uma nova visão do negócio. Isso porque não existe ninguém que esteja mais envolvido com o trabalho do que eles. Portanto, é muito possível que exista uma solução prática, que você, empreendedor, não consegue visualizar. A decisão é sua, mas ouvir o time te dá mais chances de tomar o caminho certo.

Não haja com o coração

É fácil ser levado pelas emoções, mas é preciso se policiar para não cair nesse erro. Avalie as situações e pondere muito antes de definir processos. Lembrando que tomar decisões difíceis com base nas suas relações pessoais não é a melhor maneira de levar o negócio adiante. Tenha em mente que você é o dono da empresa e afaste os problemas!

Não deixe para depois

É necessário seguir todas essas etapas para evitar tomar decisões erradas, mas não adie as determinações. Procrastinar não resolve o seu problema. Pelo contrário. Ele pode ficar mais grave na medida que o tempo passa. Coloque prazos, analise e logo depois decida. Definir processos é o seu papel dentro da empresa.

Seguindo esses passos, é difícil tomar decisões errada, mas acontece, porque nós estamos passivos de erros. Jamais se desespere! Guarde o acontecimento para servir como experiência para a próxima.

SAIBA MAIS

Dicas para lidar com a pressão de empreender

Como ganhar a credibilidade do seu cliente antes de encontra-lo

Foto: Reprodução/theglobeandmail

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

WhatsApp chat