Dicas para fazer o trabalho em equipe funcionar melhor

 em Dicas

Nós sabemos que nem sempre é fácil montar um grupo e conseguir o sucesso do trabalho em equipe. A notícia boa é que existem técnicas excelentes que você, empreendedor, pode colocar em prática para fazer os seus colaboradores aumentarem a produtividade e, com isso, alavancar o desempenho do seu negócio.

Analise e combine competências

O trabalho em equipe só funciona bem se as funções estiverem bem definidas. Para montar um grupo eficaz, analise e combine competências de diferentes áreas. Isso é indispensável para conseguir que um colaborador complete o outro e o trabalho saia perfeito.

Tamanho não é documento

Números de membros expressivos podem prejudicar (e muito!) o processo, sem contar que fica mais difícil de liderar. Grupos enxugados tem mais chances de serem bem-sucedidos. Se necessário, faça mais grupos com menos pessoas.

Defina um objetivo

Montou as equipes? Agora é hora de definir onde cada um terá que chegar. É legal que os colaboradores opinem também. Assim, eles ficam mais motivados a chegar no lugar onde eles mesmo ajudaram a definir.

Subdivida o objetivo

Tenha em mente onde a sua equipe precisa chegar no fim, mas também crie objetivos menores. É mais fácil focar e perseguir cada passo. E, na visão do empreendedor, é melhor para avaliar o desempenho e os processos.

Defina regras

Regras são importantes para nada sair do planejado. Depois de definir as tarefas, compartilhe com as equipes o tempo que cada colaborador deve gastar com determinado projeto; defina a periodicidade de reuniões; combine o melhor processo de comunicação entre os membros da equipe.

Acompanhe a execução das tarefas

Acompanhe de perto os processos da sua empresa. Isso é importante para solucionar possível problemas precocemente. Além disso, de tempos em tempos, certifique-se que as metas não foram esquecidas.

Dê direito de fala aos colaboradores

Qualquer um trabalha melhor sabendo que é realmente importante para aquele processo dar certo. Abrir para os membros da equipe compartilharem as suas opiniões é uma forma de deixá-los motivados.

Incentive

Além de motivar os seus colaboradores, incentive também os seus funcionários a exercitar habilidades de relacionamento, como saber ouvir, reconhecer méritos alheios, dividir tarefas, etc.

Agora que você já vai se dedicar para o trabalho em equipe funcionar melhor, que tal receber dicas de como aumentar o desempenho da sua empresa? Nós já falamos disso aqui: veja.

Foto: Reprodução/Programa Avançar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Qual é o valor do preço do seu serviço?
WhatsApp chat